Barão Mordo
Baron Mordo – Stan Lee & Steve Ditko
Primeira Aparição: Strange Tales #111 (1963)
Nome: Karl Amadeus Mordo
Outros Nomes:
Nacionalidade: Romeno (Transilvânia, Romênia) Terra 616
Raça: Humano
Status: Morto
Primeira Aparição: Strange Tales #111 (1963)
Nome: Karl Amadeus Mordo
Outros Nomes:
Nacionalidade: Romeno (Transilvânia, Romênia) Terra 616
Raça: Humano
Status: Morto
Poderes:
Manipular energia mágica presente no ambiente para uma variedade de efeitos.
Sua habilidade deriva de três fontes principais:
- Poderes pessoais da mente, da alma e do corpo
- Poderes adquiridos através da exploração de energia mágica do universo para efeitos específicos
- poderes adquiridos através do contato com energia extra-dimensional, invocando entidades ou objetos de poder existentes em dimensões místicas tangenciais (este último meio de poder geralmente acontece por meio de encantamentos)
Alguns efeitos provenientes dessa habilidade são:
- Explosões de energia mágica: Criar esferas mágicas de energia com alto grau de potência e força
- Campo de força: Pode levantar campos de energia ou paredes com alto grau de invulnerabilidade a danos físicos e mágicos
- Projeção Astral: Separar sua alma ou essência vital do corpo físico, podendo viajar pelo espaço infringindo as leis da física. Nessa forma é invisível, intangível e incapaz de sofrer danos, exceto pelas formas de magia mais rigorosas. Na forma astral, só possui os poderes mágicos que residem na própria mente: fundição de pensamento, psicocinese, etc. Pode permanecer em forma astral até que haja deterioração de sua forma física (cerca de 24 horas). A forma física é bastante vulnerável ao ataque quando a forma astral está ausente. Caso sofra algum ataque mortal em sua forma física, a forma astral permanece presa ao plano astral como se fosse um fantasma. Enquanto a forma astral está ausente, a forma física permanece em transe e inerte como se ele estivesse morto.
- Fusão de pensamentos: Pode fundir seus pensamentos com o de outras pessoas por curtas e longas distâncias, semelhante à telepatia. Pode se fundir e comunicar-se dessa forma com múltiplas mentes simultaneamente.
- Teletransporte: Pode se teletransportar pela Terra ou às dimensões mágicas. O teletransporte dentro de uma mesma dimensão é mais desgastante do que o teletransporte entre dimensões. Essa habilidade faz com que todos os feiticeiros fiquem desorientados por um tempo, que pode variar dadas as circunstâncias. Por isso,o teletransporte é uma habilidade perigosa e raramente utilizada. O teletransporte físico através do tempo ao invés de no espaço é a façanha mais desgastante de todas
Outros poderes:
- Levitação
- Criar ilusões
- Hipnose
- Materializar objetos
- Necromancia
Equipamentos:
Habilidades:
- Especialista em ocultismo e conhecimentos mágicos
- Hábil em artes marciais
Características Psicológicas: Competitivo, egoísta, invejoso
Características Físicas:
Calvo, com cabelo preto, olhos castanhos, aparentemente 1,83m, 113kg, características masculinas. Cavanhaque, seus olhos emanam uma luz verde quando usa seu poder (Em alguns momentos ficam totalmente brancos)
Outras Características:Viúvo
Afiliações: Formerly Legion Accursed, Ofensores (contra sua vontade e inconsciente)
Base de Operações:
Castelo Mordo – Situado Varf Mandra na Transilvânia, é o castelo da família Mordo;
Kamar-Taj – Cidade no Himalaia
Ocupação: Feiticeiro
Parentes Conhecidos:
Mãe – Baronesa Sara Mordo
Pai – Barão Nikolai Mordo
Avô – Visconde Heinrich Krowler
Filha – Astrid Mordo
Meia-irmã – Lilia
Sobrinha e mãe da sua filha- Lilia Calderu
Relacionamentos: Lilia Calderu
Biografia:
1- Ínicio: Após o final da Primeira Guerra Mundial, o Barão Nikolai Mordo da Transilvânia, furioso com o mundo moderno, desejava que sua terra natal retornasse à sua antiga glória. Ele pediu aMiarka, Rainha Feiticeira dos Ciganos para ensiná-lo os caminhos da magia negra, a fim de alcançar seu objetivo.
O Visconde Heinrich Krowler da Bavária, que queria se vingar das Forças Aliadas, ficou sabendo das habilidades mágicas emergentes do Barão. Como Krowler já havia esgotado seu potencial mágico, ele tentou lançar um feitiço para roubar as habilidades de Nikolai, mas o feitiço só funcionava com membros do próprio sangue. Mudando seus planos, o Visconde mandou sua filha, a Baronesa Sara, à Transilvânia para se casar com Nikolai. Nove meses depois do casamento, Sara teve um filho a quem chamaram Karl Amadeus Mordo.
A infância de Karl Mordo foi muito solitária, sendo frequentemente ignorado por seus pais, pois sua mãe o considerava apenas uma parte do esquema de Krowler e seu pai estava muito ocupado perseguindo seus próprios objetivos em busca da supremacia dos Cárpatos.
Temendo que os planos do Barão pudessem interferir nos seus próprios, Krowler mandou Sara matar Nikolai.
Após o assassinato, ela e seu filho deixaram o castelo em Varf Mandra, na Transilvânia, voltando à Bavária.
O Visconde começou a ensinar seu neto os caminhos da magia negra, fazendo de Mordo seu pupilo. Uma noite, Mordo descobriu que o assassinato do seu pai era parte dos planos de seu avô para ele. Sozinho em seu quarto, jurou se vingar por seu pai e também levar adiante seu plano de um perfeito mundo feudal, com Karl governando como o segundo Barão Mordo.
2- Treinamento com o Ancião: Quando Mordo tinha 18 anos, por volta da década de 1930, Krowler o enviou para as montanhas do Tibet para
encontrar o fabuloso Ancião, que se tornou seu tutor. Mesmo sendo adulto e humano, por morar no Palácio do Ancião, ele teve seu envelhecimento retardado. O Ancião percebeu que o enorme desejo por poder fazia de Mordo alguém perigoso, mas escolheu ensiná-lo assim mesmo, acreditando que seria capaz de manter os olhos nele.
encontrar o fabuloso Ancião, que se tornou seu tutor. Mesmo sendo adulto e humano, por morar no Palácio do Ancião, ele teve seu envelhecimento retardado. O Ancião percebeu que o enorme desejo por poder fazia de Mordo alguém perigoso, mas escolheu ensiná-lo assim mesmo, acreditando que seria capaz de manter os olhos nele.
Um dia, enquanto examinava velhos documentos e pergaminhos, Mordo aprendeu sobre uma entidade chamada Dormammu. O Ancião mandou que Mordo não recorresse à entidade e proibiu-o de tocar nesse assunto para sempre. Uma noite, Mordo desafiou o Ancião e fez contato com a criatura e por causa disso, graças ao feitiço de transferência, Krowler soube como invocar Dormammu.
Em 1943, Dormammu possuiu o corpo de Krowler, mas ele acabou sendo expulso por um Doutor Estranho viajante do tempo, deixando o corpo e a mente de Krowler destruídos. Mordo soube da condição de seu avô e, depois de lançar um feitiço no Ancião, permitindo que ele partisse sem ser detectado, voltou a Bavária, onde capturou sua mãe e seu avô e os ofereceu como sacrifício à Dormammu.
Quando soube o que Mordo havia feito, o Ancião decidiu treinar um feiticeiro de grande poder para se opor à ameaça de seu antigo aprendiz. Décadas depois, Stephen Strange chegou ao Tibete, procurando pelo Ancião.
3- Conspirando contra o Ancião: Mordo ficou bastante ressentido quando Stephen Strange começou seus ensinamentos e para evitar que ele permanecesse ali, lançou um feitiço que impedia a capacidade de falar de Stephen, mas o plano falhou e Strange se tornou discípulo do Ancião.
Mordo decidiu partir, mas continuou com seus estudos e se tornou um poderoso rival de Doutor Estranho. Os dois lutaram muitas vezes, até que um dia Mordo tentou eliminar o Ancião, usando a sua forma astral para controlar um assistente do seu antigo mestre e envenená-lo. Esperava que dessa forma ele conseguisse os segredos do Ancião. Dr Estranho desconfiou que algo estava errado quando não conseguiu contatar o mestre e também o visitou espiritualmente. Ele enfrentou Mordo e conseguiu enganá-lo usando seu amuleto e um pequeno truque, derrotando-o.
4 – Doutor Estranho: Mordo novamente armou para Strange. Ele atraiu seu oponente até a Inglaterra, fazendo com que Stephen acreditasse que iria ajudar o místico Clive Bentley. Quando o Doutor Estranho chegou, entretanto, encontrou apenas a filha de Clive, Victoria Bentley, uma mística com poderes latentes. O Lord Clive Bentley havia morrido há dez anos.
Enquanto Victoria procurava entender quem era o visitante estranho e o que estava acontecendo, Mordo atacou. Ele esperava que o ataque surpresa lhe desse alguma vantagem e tentou controlar a mente de Doutor Estranho, mandando que ele matasse Victoria, mas Stephen estava preparado para a investida. Sabendo que seus poderes não eram suficientes para derrotar Strange, Mordo fugiu.
Pouco tempo depois, Mordo atacou novamente. Dessa vez, enganando Strange enquanto ele estava no plano astral. Ele prendeu a forma espiritual de Strange, pois sabia que se o feiticeiro ficasse separado de seu corpo físico por mais de 24 horas, poderia morrer. Procurando a ajuda do Ancião, Strange conseguiu recuperar um anel místico que lhe permitiu quebrar os feitiços de Mordo e retornar ao seu corpo mortal, vencendo mais uma vez.
Em outra ocasião, Mordo criou uma réplica em miniatura doSanctum Sanctorium e planejava transportar Strange com sua casa até uma dimensão desconhecida. Procurando um feitiço de localização, Dr. Estranho viajou na forma etérea até o refúgio de Barão Mordo, apenas para cair em uma nova armadilha: uma prisão em forma de garrafa. Mordo foi até a casa do Ancião e surpreendeu-se ao perceber que Strange havia chegado antes dele. Ele então soube que, como sua prisão não tinha chão, Strange foi descendo ao máximo, até enfraquecer o feitiço o suficiente para poder se libertar. Durante a batalha que se seguiu, os poderes do bem do Doutor Estranho tinham vantagem sobre os poderes do mal de Mordo. Ele então roubou o corpo físico de Stephen para que morresse, já que sua alma estava no plano astral e colocou o corpo na exposição de um museu de cera. Novamente eles se enfrentaram no plano astral, mas Doutor Estranho criou uma armadilha e derrotou Mordo, colocando agora o corpo do vilão em exposição no museu de cera.
Algum tempo depois, Mordo sequestrou o Ancião e Stephen começou a procurá-lo por todo lugar, ao mesmo tempo em que tentava manter-se seguro das investidas de Mordo.
Ele encontrou e perdeu o Ancião sucessivas vezes em antigas ruínas astecas até que finalmente enfrentou Mordo em um duelo místico do qual saiu vitorioso.
5 – Servo de Dormammu: Quando Dormammu resolveu invadir a Terra, ele usou Mordo como um peão, enviando o feiticeiro e seus capangas para atacarem o Ancião. Mordo então deixou uma mensagem para todos os místicos do mal, pedindo que eles ajudassem a destruir Strange. O Barão mandou seus capangas para matarem Dr. Estranho em Hong Kong, mas ele escapou.
Dormammu enfeitiçou Mordo com seus poderes mágicos e o enviou para lutar contra Strange que facilmente foi derrotado mais uma vez. Dormammu o enviou para a Dimensão Negra e lá Mordo foi forçado a lutar contra Strange de novo.
Doutor Estranho ficou em vantagem, com ajuda da feiticeira Clea, o que o leva a soltar os Acéfalos a fim de manter Dormammu ocupado tempo suficiente para que Strange unisse Mordo e seus capangas em moléculas. Mordo canalizou seus poderes em um de seus capangas e o enviou como isca, mas ele foi facilmente derrotado. O Barão chegou pouco depois para descobrir que seu oponente havia escapado. Ele então sequestrou o corpo inconsciente do Ancião e o transportou para a Dimensão Negra, fazendo-o refém junto com Clea. Strange propôs um duelo contra Mordo pela liberdade de seus amigos e mais uma vez saiu vitorioso.
Cansado das constantes derrotas de Mordo, Dormammu transportou Strange, Mordo e o Ancião Para a Dimensão Negra. Enquanto lutava contra Dormammu, Stephen foi atacado pelas costas por Mordo, mas Dormammu ficou furioso pela interferência em sua batalha honrada contra o Doutor Estranho e baniu seu servo. Ainda assim, Strange derrotou o demônio, fazendo-o jurar não invadir sua dimensão.
Com a derrota de Dormammu, Doutor Estranho conseguiu desfazer todos os feitiços da entidade, inclusive trazendo Mordo de volta. Stephen colocou o Barão em uma prisão mágica.
6 – Concentrando o poder de Zom: Mordo escapou da prisão unindo-se a um grupo de místicos que foram soltos após a derrota de Zom. Eles formaram uma equipe conhecida como Circle Sinister. Doutor Estranho os rastreou e mais uma vez confrontou Mordo. No entanto, Strange convence Mordo a ajudar reunir toda a essência mística maligna por meio de um rito de exorcismo, mas para coletar todos os fragmentos ao mesmo tempo, era preciso colocá-los em um hospedeiro humano, um papel que Mordo aceitou representar.
Quando o exorcismo terminou e todo o poder do mal desencadeado por Zom foi reunido no corpo de Mordo, ele atacou. Strange foi facilmente derrotado pelos novos poderes do Barão que o baniu para outro reino. Doutor Estranho retornou com o Bastão do Poder Polar e lutou contra Mordo. O bastão absorveu o excesso de poderes de Mordo e o baniu para um reino paralelo.
7 – Se passado por Doutor Estranho: Durante a batalha noSanctorium, Mordo assumiu a identidade do Doutor Estranho enquanto o original estava sem poderes. Com a ajuda do Ancião, Stephen recuperou seus poderes e atacou o impostor, mais uma vez vencendo facilmente. Ao desmascarar seu sósia, ele descobre que era ninguém menos que o Barão Mordo, seu velho inimigo.
8 – Destruindo o mundo: Barão Mordo estava no Sanctoriumdesde que enlouqueceu. Strange examinou os sonhos do outro feiticeiro e percebeu que Mordo estava sendo aterrorizado porPesadelo, um demônio que se alimenta de sonhos e que era a razão para que o Barão ficasse insano. Porém, antes que o Dr. Estranho pudesse pará-lo, Mordo inconscientemente cortou a conexão de Stephen com o mundo de Pesadelo. Strange procurou a ajuda de Aged Ghenhis, mas descobriu que graças a Pesadelo, ele também estava completamente louco. Mordo então acordou de outro sonho e ele foi até o Velho Genghis em sua forma astral, recuperando sua mente. O Barão invadiu o mundo em queEternidade enviou Strange, só que lá foi atingido por toda loucura que já havia experimentado. Clea chegou para tentar ajudar Strange, mas Mordo tinha espalhado sua insanidade por todo aquele mundo, causando a destruição.
Citações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário