terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Yamamoto

Yamamoto é o capitão da 1ª Divisão e Capitão-Comandante do Gotei 13, o que faz dele a autoridade máxima da Seireitei.
Ele é o Shinigami mais velho em atividade e permaneceu no posto de Capitão-Comandante por mais de 1000 anos pelo fato de nunca ter aparecido alguém que pudesse igualar seu poder para substituí-lo.
Yamamoto é o fundador das 13 Divisões e foi ele quem pessoalmente montou a primeira geração de capitães, considerada até hoje como a mais poderosa. Yamamoto recrutou a notória criminosa espadachim Yachiru Unohana como uma das primeiras capitãs. Ele tb era mestre no estilo Genryuu e originou a primeira versão da Academia Shinigami. Lá ele treinou alguns membros do Gotei 13, tendo os capitães da 8ª e 13ª Divisões, Shunsui Kyoraku e Juushirou Ukitake seus melhores alunos.
Yamamoto tem a aparência de um idoso na casa de mais de 100 anos (sendo que ele é no mínimo 50 vezes mais velho do que isso), careca, cheio de rugas, uma longa barba branca trançada, olhos cerrados e usando um cajado para andar. Porém a sua frágil aparência esconde uma grande vitalidade e força. Quando ele vai lutar, ele remove o seu haori (a veste branca utilizada por todos os capitães) e a parte de cima de seu kimono negro revelando um físico musculoso e totalmente inesperado para um idoso além de abrir seus olhos, o que lhe confere um ar de pura intimidação.
Quando mais jovem (comparando com a idade atual), Yamamoto tinha cabelos negros (porém calvo) preso num coque e um forto bigode. Ele tb tinha uma cicatriz na testa que, por conta do formato, lhe valia o apelido de "Eijisai" (o qual ele detestava). Após receber um ataque direto da Bankai de seu tenente, ele ganhou uma nova cicatriz por cima da antiga. Ele as possui até hoje.
Yamamoto é altamente respeitado em toda a Seireitei. Ele é um homem de postura rigida, com grande zelo pelas regras e quase nenhuma tolerância com insubordinação. Sendo ele alguém que incorpora a convicção e segue as normas da Soul Society à risca e exige o mesmo de todos, sem exceções, algo que ele sempre fez questão de deixar bem claro para todos, Shinigamis ou não. Yamamoto se enfurece facilmente perante a possibilidade de qualquer transgressão ou traição e é absurdamente adepto do uso de força total nesses caso, o que condiz com a sua falta de clemência na aplicação de punições. Ele tem por hábito de chamar os oponentes de "moleques" e se referre às lutas como "surras" ou "punições", como se fosse um pai ou avô pronto para punir filhos e netos por alguma travessura ou desrespeito. Quando não está em combate ou em algum momento de tensão, Yamamoto mantém um ar sereno e firme. Por conta de sua vasta experiência de vida, ele raramente demonstra alguma surpresa com qualquer coisa e no máximo abre um dos olhos ou ambos como forma de reação. Ele tb tem o hábito de pegar no sono em pé quando tem que esperar demais por algo como visto em uma ocasião que ele pegou no sono esperando Kyoraku pra uma reunião.
As vezes a sua rigidez atua como forma de alívio cômico. O melhor exemplo disso foi no fim da saga do Hueco Mundo quando ele deu uma bronca em Byakuya, Shunsui e Kenpachi por terem perdido os seus haoris e ficando ainda mais enfurecido por eles considerarem as peças de uniforme "baratas" (Byakuya), "estilosas" (Shunsui) e "incômodas" (Kenpachi).
Yamamoto tb tem o hábito de não querer envolver aliados de fora da Soul Society. Isso é visto quando ele recusa a oferta de Orihime de reconstruir seu braço esquerdo.
Ele tb é dono de uma resolução de aço e não teme sacrificar a própria vida e a de seus comandados em prol do bem da Soul Society, já que isso, segundo ele, é o dever de qualquer membro do Gotei 13
Mesmo com sua postura austera, Yamamoto não é desprovido de compaixão ou admiração mesmo para com os inimigos.Yamamoto demonstrou compaixão por Rukia ao mentir para ela que Ichigo e seus amigos seriam perdoados e devolvidos ao mundo humano para que ela pudesse morrer sem pesar no coração. Ele demonstrou grande relutância em atacar o Arrancar Wonderweiss Margela por conta de sua forma infantil, tendo conseguido faze-lo apenas após o Arrancar ativar a sua Ressurrección, o que lhe deu uma aparência nada infantil e tb sentiu pena dele por Aizen ter lhe removido a capacidade de poder raciocinar e a maior parte de suas emoções. Ele tb mostrou reconhecimento pelas Tres Bestias por o atacarem com apenas um braço cada uma (elas haviam sacrificado braços para gerar Ayon) e as derrotou sem matá-las. Ele tb é um homem de honra, sempre querendo retribuir bons atos recebidos por outros. A maior prova disso foi quando ele pediu a Urahara que desenvolvesse um meio para restaurar os poderes de Shinigami de Ichigo mesmo sendo algo contra as leis da Soul Society, já que, segundo ele, não retribuir Ichigo por tudo o que ele fez como um aliado traria vergonha eterna ao Gotei 13.
Aparentemente, Yamamoto se envergonha da pessoa que foi um dia. Ele se referiu a uma antiga pintura sua como um "monstro" que trouxe grande tumúlçto e instabilidade em uma época difícil da Soul Society. Segundo Yhwach, 1000 anos antes da trama principal, ele era um demônio que empregava qualquer meio, por mais sujo que fosse, para vencer e tratava os humanos e seus subordinados como peças descartáveis. Parece que somente após a derrota dos Quincies e a obtenção da paz que Yamamoto abraçou a honra e a justiça.
Como dito anteriormente, por várias gerações Yamamoto foi o Shinigami mais poderoso da Seireitei. Só o seu enorme poder espiritual já basta para subjulgar oponentes mais fracos (ele praticamente sufocou a Nanao, tenente da 8ª Divisão, apenas com a sua presença) Ele tem domínio total de todos os aspectos da luta dos Shinigamis, principalmente no Shunpou (ele foi capaz de ultrapassar com larga vantagem Kyoraku e Ukitake ao persegui-los mesmo com a idade avançada) Hakuda. Ele até mesmo possui técnicas de combate físico:
Ikkotsu ("Um Osso"): Um soco capaz de destruir um Hollow da classe Menos Grande ou mesmo um Arrancar com a Ressurección ativada num único golpe. Yamamoto destruiu metade do corpo de Wondeweiss com a Ressurección com essa técnica.
Soukotsu ("Ossos Gêmeos"): Um soco duplo capaz de desintegrar o alvo, como visto com Wonderweiss.
Ele tb é absurdamente resistente para alguém de sua idade. Ele foi capaz de suportar o poder total da Bankai de Choujuurou ganhando apenas uma cicatriz na testa e suportou de novo a mesma Bankai quando ela foi roubada pelo Stern Ritter Driscoll Berci e usada contra ele, a qual ele considerou muito inferior a versão original e um insulto ao empenho e memória de seu finado tenente.
Como todo Shinigami Yamamoto possui a sua própria Zanpakutou, a Ryuujin Jakka ("Lâmina que Flui como uma Chama"). Ele costuma carrega-la consigo disfaçada como o seu cajado. O cajado se dissolve revelenado a espada quando Yamamoto deseja usa-la. Ela é liberada pelo comando "Reduza toda a criação à cinzas!" ("Banshou issai kaijin to nase!"). Ao ser ativada, a espada gera uma quantidade absurda de chamas que envolvem a lâmina e se espalham por todos os lados. Ryuujin Jakka é a Zanpakutou mais poderosa dentre as que manipulam o fogo e a mais poderosa de toda a Soul Society! Apenas o calor das chamas já basta para subjulgar qualquer oponente cuja Reiatsu seja de nível de tenente ou inferior. Apenas um adversário de nível de capitão é capaz de suportar e ainda assim por pouco. Suas chamas causam tremendo estrago e quase nada resiste a elas e o que resiste não sai ileso. Ryuujin Jakka tem uma Shikai tão poderosa que é capaz de fazer frente à duas Shikais de dois capitães (Kyoraku e Ukitake) ao mesmo tempo e sem esforço. Yamamoto possui um número de técnicas que fazem uso das chamas escaldantes de Ryuujin Jakka:
Joukaku Enjou ("Fortaleza de Chamas"): Essa técnica cria uma prisão de chamas intensas ao redor do oponente. A técnica é tão poderosa que foi capaz de conter 3 ex-capitães (Ichimaru, Aizen e Tousen). O Joukaku Enjou só foi anulado graças a Ressurección de Wonderweiss, que fora manipulada por Aizen para combater especificamente as Chamas da Ryuujin Jakka.
Taimatsu ("Tocha"): Cria um grande incêndio com um simples movimento da Ryuujin Jakka. Tudo o que é pego pelas chamas é reduzido a cinzas. Yamamoto tem total controle da trajetória, precisão e intensidade das chamas.
Ennetsu Jigoku ("Inferno Flamejante"): Cria sete ou mais pilares de chamas intensas que aprisioname e destrõem todos presos dentro da área de efeito. Nem mesmo Yamamoto é imune a técnica.
Sua Bankai foi mantida em segredo do público por um longo tempo, vindo a ser revelada apenas no começo da última saga da trama. Ela se chama Zanka no Tachi ("Longa Espada da Chama Remanescente") e ao ser ativada, a espada adquire um aspecto surado e queimado como se tivesse sido consumida por calor intenso. Apesar da aparente fragilidade, a espada guarda um poder apocalíptico! Todas as chamas geradas por sua Shikai são absorvidas para dentro da lâmina e queimam tudo o que a Zanka no tachi corta pra fora da existência. Como efeito colateral da ativação, Zanka no Tachi elimina aos poucos toda a umidade do ar em grande área de alcance (ela até chegou a inutilizar a Hyourinmaru de Hitsugaya, o qual estava lutando bem longe dele) e seca toda água dentro da área de alcance da Bankai (q é enorme). Nenhuma chama é visível a menos que Yamamoto permita. Segundo ele próprio, as chamas de Zanka no Tachi o envolvem com as chamas do próprio sol e segundo Retsu Unohana, caso seja mantida ativada por tempo demais, Zanka no Tachi poderia incinerar toda a Soul Society de tão poderosa! Zanka no Tachi possui as seguintes técnicas:
Zanka no Tachi, Higashi: Kyokutsujin ("Longa Espada da Chama Remanescente, Leste: Gume do Sol Nascente"): Habilidade passiva da Bankai. Absorve e condensa as chamas da Ryuujin Jakka dentro da lâmina (por isso o aspecto desgastado e torrado da lâmina, embora ela não perca o fio) e tudo o que a lâmina corta é imediatamente desintegrado até virar cinzas. Mesmo o Blut Vene dos Wandenreich é inútil perante essa habilidade.
Zanka no Tachi, Nishi: Zanjitsu Gokui ("Longa Espada da Chama Remanescente, Oeste: Traje da Prisão do Sol Remanescente"): Tb uma habilidade passiva e totalmente invisível para os outros a menos que Yamamoto permita. Seu corpo fica envolvido por um campo de calor extremo que chega a temperaturas superiores a 15,000,000°c. Isso torna Yamamoto praticamente intocável já que a alta temperatura impossibilita até mesmo se aproximar dele. De tão alta a temperatura, o calor nem se manifesta mais como chamas e sim como uma massa pesada de ar quente.
Zanka no Tachi, Minami: Kaka Juumanokushi Daisoujin ("Longa Espada da Chama Remanescente, Sul: Grande Ritual de Enterro de Dez Trilhões de Mortos por Fogo"): Ao furar o chão com a ponta da Zanka no Tachi, Yamamoto pode invocar os corpos e cinzas de todos aqueles que foram mortos por suas chamas para lutarem por ele. Ele tb pode invocar cadáveres específicos caso queira usar de pressão psicológica em combate fazendo o oponente enfrentar alguém com quem tenha laços.
Zanka no Tachi, Kita: Tenchi Kaijin ("Longa Espada da Chama Remanescente, Norte: Céu e Terra Reduzidos À Cinzas"): Um golpe de espada incandescente que queima o alvo até ele deixar de existir.
Mesmo com o seu grande poder, Yamamoto acaou morto por Yhwach e teve sua Bankai roubada por ele.
Yamamoto é um grande apreciador da cultura oriental e é mestre na arte da cerimônia do chá japonesa e costumava organizar uma cerimônia de chá mensal no quartel da 1ª Divisão com todos os membros. Seu gosto pela cultura oriental contrasta com o apreço pela cultura ocidental de seu tenente.
Ele tb tinha uma coluna no jornal da Seireitei chamada "Tem um Tempinho?" ("Chotto ii Desu ka?") na qual ele dava conselhos gerais aos leitores.
Yamamoto é similar aos personagens Mestre Kame de Dragon Ball e Tung Fu Rue de Fatal Fury/The King of Fighters:
São parecidos fisicamente
São mestres de personagens de destaque (Yamamoto treinou vários Shinigamis como Shunsui e Ukitake, Mestre Kame treinou Goku, Kurilin e Yamcha e Mestre Tung treinou os irmãos Bogard e Geese Howard)
são mais vigorosos do que suas idades sugerem (Yamamoto tem um físico musculoso e Kame e Tung podem ficar assim desde que usem seu poder total)
O capitão Shunsui o chama carinhosamente de Yama-jii ("Velho Yama")
Yamamoto tem similaridades com o Espada nº 2 Barragán Luisenbarn:
Ambos são os idosos de seus grupos
Ambos exerciam posições de liderança (Yamamoto era o Capitão-Comandante do Gotei 13 e Barragán era o auto-proclamado rei do hueco Mundo)
Ambos são pedantes e intransigentes
Ambos tem poderes capazes de desintegrar seus adversários (Yamamoto pelas chamas de sua Zanpakutou e Barragán por conta de seu poder de envelhecer as coisas)
Sua música favorita é "Mars, Bringer of War" de Gustav Holst
Após sua morte, Shunsui herdou seu posto de Capitão-Comandante.
Todas as 13 divisões tem o seu próprio símbolo (baseado em um tipo de flor) que é ostentado em seus quarteis, nas costas do haori de seus capitães e braçadeiras de seus tenentes. O símbolo da 1ª Divisão é um crisântemo, que simboliza a verdade e a inocência. A cor que simboliza a 1ª Divisão é o púrpura escuro.
Para um Shinigami de grande poder se tornar capitão ele tem 3 alternativas:
1ª) Teste de Proficiência de Capitão (Taishu): Teste no qual o candidato deve se mostrar capaz de executar uma Bankai. A grande maioria dos candidatos se torna capitão por esse método. O teste deve ser acompanhado por pelo menos 3 capitães e o Capitão-Comandante.
2ª) Recomendação pessoal: O candidato de ver recomendado por pelo menos 6 capitães e ser aprovado por pelo menos 3 dos capitães restantes.
3ª) Julgamento por Combate: O candidato deve derrotar um capitão em um combate perante pelo menos 200 testemunhas da divisão do capitão desafiado. Esse método costuma ser bastante repudiado por alguns capitães por ser considerado bárbaro demais. Esse método permite um candidato ser tornar capitão mesmo sem dominar ou possuir uma Bankai. A 11ª Divisão tende a preferir esse método e seu atual capitão ganhou o posto desse modo.
Sempre que um capitão ou um tenente precisa ir ao mundo humano, ele recebe um selo que limita bastante a sua força espiritual para que não afete o equilíbrio desnecessariamente. O selo tem a forma do emblema de sua divisão e é instalado pela 12ª Divisão. O selo pode ser removido em casos de emergência como visto na estréia dos Arrancars.
Apesar da rigidez na estrutura do Gotei 13, os membros são livres para customizarem seus uniformes à seu gosto pessoal. Alguns exemplos são:
Todos os membros da 9ª Divisão usam kimonos sem mangas
Nemu Kurotsuchi, tenente da 12ª Divisão, usa um kimono curto
Shunsui Kyoraku, capitão da 8ª Divisão, usa um manto colorido sobre o seu haori e um chapéu de palha
Renji Abarai, tenente da 6ª Divisão, usa visores e bandanas
Byakuya Kuchiki, capitão da 6ª Divisão, usa ornamentos tradicionais do clã Kuchiki.
Yumichika Ayasegawa, 5º oficial da 11ª Divisão, usa um colarinho especial.